/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

IGP-M: inflação do aluguel mantém desaceleração em abril e locações não terão reajuste

Notícias
Economia

IGP-M: inflação do aluguel mantém desaceleração em abril e locações não terão reajuste

Essa é a primeira vez em cinco anos que as locações não sofrerão alteração no valor

Por Da Redação
IGP-M: inflação do aluguel mantém desaceleração em abril e locações não terão reajuste
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), indicador responsável pelo reajuste da maioria das locações vigentes no Brasil, teve o ritmo de perda mantido no mês de abril. Com os contratos que vencem em maio serão os primeiros sem reajuste desde fevereiro de 2018.

Dados divulgados nesta quinta-feira (27) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) apontam que o IGP-M caiu 0,95% em abril, ao ser comparado com a alta de 0,05% apurada em março, e agora acumulada queda de 2,17% no acumulado dos últimos 12 meses. 

A variação do índice acumulada nos 12 meses encerrados em abril mantém a tendência de queda apurada desde maio do ano passado, quando o IGP-M apresentava oscilação de 37% para as locações que venceriam no mês seguinte. 

Em 2022, o indicador registrou alta de 1,41% e o índice acumulado no período anual foi de 14,7%, percentual que foi repassado aos contratos de maio do mesmo ano.

O cálculo do IGP-M leva em conta a variação de preços de bens e serviços, bem como de matérias-primas utilizadas na produção agrícola e industrial e na construção civil. Por isso, a variação é diferente da apresentada pela inflação oficial, que calcula os preços com base em uma cesta de bens determinada para famílias com renda de até 40 salários mínimos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102