Imprensa internacional repercute megaoperação no Rio de Janeiro
Violência no Rio de Janeiro, número de agentes utilizados e resposta do CV foram tópicos abordados por jornais internacionais

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A imprensa internacional está repercutindo a megaoperação realizada nesta terça-feira (28) pelas forças policiais na Zona Norte Rio de Janeiro. A ação, que tem como objetivo o cumprimento de 100 mandados de prisão contra integrantes da organização criminosa Comando Vermelho (CV), deixou ao menos 64 mortos.
A operação é realizada nos complexos do Alemão e da Penha e já se tornou a mais letal da história do estado do Rio de Janeiro. Para os jornais internacionais, a cidade vive cenas impactantes.
O britânico The Guardian afirmou que o Rio está "em guerra" e vive "o pior dia de violência da história". Já o português Público, ressaltou a utilização de drones pelos criminosos para o lançamento de bombas contra a polícia.
A agência de notícias Reuters pontuou que a megaoperação ocorre poucos dias antes da cidade sediar eventos que antecedem a COP30. Já o jornal espanhol El País ressaltou a mobilização de cerca de 2.500 agentes na operação, chamando o desdobramento de "descomunal".
A rádio francesa RFI dados sobre a violência no Rio de Janeiro e enfatizou a forte presença de facções do narcotráfico na cidade.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Imagens mostram criminosos se entregando à polícia durante megaoperação no Rio
Após megaoperação no RJ, políticos da oposição associam Lula ao crime organizado
Líderes do Comando Vermelho são presos em megaoperação no Rio de Janeiro
Disque Denúncia oferece R$ 100 mil por informações sobre chefe do Comando Vermelho
Comando Vermelho reage a operação no Rio e tenta mobilizar moradores para "guerra"


