Vídeo: Governador do Rio diz que governo federal negou apoio em operações três vezes e afirma que CV atua até fora do país
Ações policiais foram deflagradas nesta terça-feira (28)

Foto: Rafael Campos/GOVRJ
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) afirmou nesta terça-feira (28), em coletiva de imprensa, que o Governo Federal negou apoio às operações policiais no Rio em três oportunidades e que o estado “estava sozinho” na ação desta manhã nos complexos do Alemão e da Penha. Ao menos 60 pessoas foram mortas em intensos tiroteios.
“Tivemos pedidos negados três vezes: para emprestar o blindado, tinha que ter GLO [Garantia da Lei e da Ordem], e o presidente [Lula] é contra a GLO. Cada dia uma razão para não colaborar”, disse.
Ainda na coletiva de imprensa, Castro afirmou que as atividades da facção criminosa ultrapassaram as fronteiras estaduais e nacionais, alcançando outros países, incluindo Portugal.
“Isso está passando da esfera da segurança pública e já adentrando na de segurança nacional e transnacional. As forças de segurança mantêm todos os batalhões em prontidão para responder rapidamente a qualquer incidente”, disse o governador.
O governador também fez um apelo à imprensa sobre a cobertura das ações criminosas. Segundo ele, assim como há um pacto para não divulgar determinados temas sensíveis, deveria haver um acordo similar em relação às metodologias usadas por grupos criminosos, evitando que a exposição sirva como incentivo para novas ações.
•Comando Vermelho reage a operação no Rio e tenta mobilizar moradores para "guerra"
Confira mais no vídeo abaixo:


