Impulsionar crescimento pela inovação

Confira o editorial deste domingo (30)

[Impulsionar crescimento pela inovação]

FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Viver em grandes cidades, como Salvador, é a dinâmica realidade de grande parcela da população mundial: estimativas apontam que mais de dois terços do total do mundo devem estar nos centros urbanos em 2050. Com a perspectiva de crescimento global, trazer mais qualidade de vida e inovação para esses locais é mais do que um investimento, deve ser encardo como compromisso e responsabilidade com as gerações futuras.

E é inquestionável a relevância da conexão entre a vida nos grandes centros urbanos com políticas públicas que dialogam com tecnologia – é uma característica muito inerente à contemporaneidade, que nem mesmo a pandemia da covid-19 cessou sequer por um dia essa relação.

A tecnologia representa mais do que aumentar o volume de recursos, seja no âmbito do indivíduo ou de sociedade. Dados do Centro de Estudo de Telecomunicações da América Latina mostram que aumentar o índice de digitalização em 1% equivale a um aumento de 0,32% no PIB.

Com mais recursos, crescem as chances de promover mudanças estruturais necessárias na sociedade. É fundamental lembrar que a população (não só aqui, mas em grande parte do globo) está envelhecendo de forma cada vez mais ativa. E é necessário apresentar alternativas para cuidar dessas pessoas ao longo do tempo.

Na Europa, continente que abriga 85% das cidades com maior índice de prosperidade do mundo, algumas das tendências observadas são a melhora do conceito de e-health como forma de facilitar consultas remotas e o uso de sensores que monitoram pacientes à distância (o que pode ser particularmente útil se analisado o mercado de pacientes com doenças neurodegenerativas), antecipando situações de risco.

Segurança é um dos pilares essenciais para este futuro, ao lado da gestão eficaz de recursos para manter as cidades em pleno funcionamento. Mais uma vez, a tecnologia pode ser uma aliada importante nesse processo. O uso de Internet of Things (IoT), por exemplo. Impulsionar o crescimento do país por meio da inovação, empreendedorismo e digitalização tem de ser um compromisso no Brasil dos próximos anos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!