Confira o editorial desta quinta (24)

[Incentivo à pesquisa ]

FOTO: Agência Brasil

Três chamadas públicas para incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação no país compõem a nova iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Serão mais de  407 milhões que beneficiarão a ciência nacional. 

As chamadas, lançadas na terça-feira (22), são para Bolsas de Produtividade em Pesquisa (Bolsa PQ), Bolsas de Produtividade Sênior (Bolsa PQ-Sênior) e também para a Prospecção de Projetos em Terapias Avançadas. 

A liberação desse fundo vai fazer uma diferença gigantesca no financiamento estável dos projetos de ciência, tecnologia e inovações do país. 

E como bem colocou o ministro Marcos Pontos, todos os países hoje considerados desenvolvidos têm algo em comum, que é o investimento constante, estável, em ciência, tecnologia, inovações e educação. 

A Bolsa de Produtividade em Pesquisa será concedida individualmente, em função do mérito da proposta e ao pesquisador que atenda os pré-requisitos e critérios de qualificação. Além disso, o interessado deve ter título de doutor ou perfil científico equivalente e se dedicar às atividades constantes do pedido de bolsa, entre outros.

A Bolsa de Produtividade Sênior, também será concedida individualmente e o pesquisador deverá, por exemplo, ter título de doutor ou perfil científico equivalente e ter permanecido e continuar ativo no desenvolvimento de pesquisas científicas e/ou tecnológicas e na formação de pesquisadores em diversos níveis.

No caso da Prospecção de Projetos em Terapias Avançadas, a chamada tem o objetivo de identificar, para eventual financiamento subsequente, projetos com ensaios pré-clínicos, ensaios clínicos nas fases 1 a 3, em andamento ou finalizados, com produtos de terapias avançadas que sejam de especial interesse nacional.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Pacheco anuncia comissão para propor medidas contra os problemas causados pelas chuvas no RS  ]

Os temporais que atingem o estado já deixaram 83 mortos e mais de 120 mil pessoas desalojadas

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!