Urgência em reduzir dependências

Confira o editorial desta quarta-feira (23)

[Urgência em reduzir dependências ]

FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na terça-feira (22), aponta que resiliência da demanda, resultante da forte tendência de retomada da economia, e a demora na normalização da oferta são duas das causas conjugadas das pressões inflacionárias, o que justificaria a nova escalada de aumento da taxa básica de juros. 

Ainda ontem, a falta de componentes, como chips, para as montadoras de automóveis, foi apontado por Rafael Cervone, vice-presidente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), como exemplo desse descompasso entre produção e consumo.

A escassez, ele explica, é resultado do desequilíbrio que a pandemia provocou nos sistemas globais de suprimento, mas serve como alerta sobre os riscos da dependência de insumos, incluindo os destinados à fabricação da vacina contra a Covid-19, e bens de capital, principalmente da Ásia. 

A questão tem sido pauta de reuniões entre representantes da indústria de vários países latino-americanos, das quais ele participa e isso escancara a necessidade do país – leia-se governos e indústria – em promover a integração das cadeias regionais de valor, ampliando a capacidade de abastecer nosso parque fabril dentro do próprio continente.

O dirigente também demonstra preocupação com a indicação da Ata do Copom de que a Selic continuará subindo, tendo como previsão mínima, para a reunião de agosto próximo, mais um aumento de 0,75 ponto percentual. 

Os juros não podem ser o único instrumento de contenção da pressão inflacionária, argumenta. Precisam ser muito bem calibrados para não inibir a retomada do crescimento, que o próprio órgão estima que será consistente no segundo semestre.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!