Incentivo ao turismo contra o aumento da pandemia
Confira o editorial desta sexta-feira (31)

Foto: Erick Tedesco
A Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou um balanço do turismo e de suas ações em 2021, um ano difícil para os trabalhadores do setor ainda abalado pela pandemia.
E, sem dúvida, a Covid-19 escancarou a importância do turismo para as economias e a sociedade e que, por isso, o setor tornou-se parte integral de planos de recuperação nacionais e internacionais.
Apesar do cenário ainda desafiador, a agência, assim como todo o mundo, espera que próximo ano seja momento de recomeço, renovação e de investimentos em um turismo mais sustentável pelo globo terrestre.
Em cooperação com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as agências buscaram aprender as lições ensinadas pela pandemia em um curto espaço de tempo.
Até o momento, mais de 200 investidores integram a rede global de apoio a redes de hotéis em 50 países que buscam se tornar mais sustentáveis.
Uma das medidas foram protocolos de viagem e passaportes sanitários colocados em ação principalmente nos países do Hemisfério Norte durante o verão de julho a setembro, nessa parte do planeta.
Em termos gerais, mais de 20 mil estudantes de turismo 100 países estão sendo alcançados por programas e treinamentos da OMT pelo mundo.
A OMT está apostando ainda no turismo rural. O programa Melhores Vilarejos Turísticos foi lançado em 2021 em 44 localidades em 32 países para promover o compromisso com a Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável.