Independência do Brasil

Confira o editorial desta segunda (07)

Por Editorial
Ás

Independência do Brasil

Foto: Divulgação

O 7 de setembro de 1822, feriado de hoje, é apenas um indicador oficial da separação política da colônia brasileira da metrópole portuguesa, e não de fato a ‘independência’ da Terra Brasilis em relação à Portugal. 

Aliás, correntes historiográficas do século 21 apontam que a separação política ocorreu já em   24 de janeiro de 1808, data em que a Corte portuguesa – praticamente inteira – atracou no Brasil. E não há dúvidas que a criação do Império nos Trópicos é ponto crucial do processo de emancipação política do Brasil.

Mesmo o termo Independência, fica mais completa se os fatos forem desconstruídos, afinal, teve seu preço e é, oficialmente, o início da dívida externa do Brasil. A nação do então rei D. Pedro I precisou pagar um montante de dois milhões de libras esterlinas. 

Uma liberdade moderada. Além de ter um custo em dinheiro, era ponderada: a Constituição outorgada de 1824 instituía um quarto poder (o Moderador), exercido por cerca de 67 anos, inicialmente por Pedro I e a seguir por D. Pedro II.

Esmiuçar a história pode, como acontece em muitos processos, tornar atos e conquistas um tanto menos cristalinas ou perfeitas, no entanto, é de suma importância para uma sociedade melhor compreender que o passado – neste caso o brasileiro – está repleto de imperfeições.  Quanto às comemorações anuais e desfiles cívicos militares, cumprem, sim, a função de preservar e afirmar a memória nacional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.