Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

O objetivo é recolher respostas diante do contexto das pessoas com deficiência

Por Da Redação
Ás

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Foto: Reprodução/G1

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem fins econômicos que trabalha em função da inserção social de pessoas com deficiência intelectual ou em situação de vulnerabilidade, vai criar um instrumento para avaliar o quanto as cidades brasileiras são inclusivas e permite que as pessoas com alguma deficiência relatem suas aptidões e exerçam sua cidadania.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Pesquisa do instituto, Natália Mônaco, o Índice Nacional de Inclusão Olga Kos da Pessoa com Deficiência (Iniok) será uma resposta à “grande lacuna” nacional, ou seja, “falta de informações” diante do contexto das pessoas com deficiência no Brasil. 

“O índice é uma junção de várias pesquisas já realizadas, como a Pesquisa Nacional de Saúde [realizada em 2019], dados do Ipea [Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada], do IDH [Índice de Desenvolvimento Humano, criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas [ONU] e outros. Com isso, teremos um indicador capaz de avaliar, de fato, a inclusão das pessoas com deficiência ”, informou Natália.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.