InfoGripe: crescimento de síndrome respiratória grave por Covid-19 avança no Brasil
Das 27 capitais brasileiras, 20 apresentam crescimento na tendência de longo prazo, entre elas Salvador

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O novo Boletim Infogripe Fiocruz divulgado nessa sexta-feira (10) indica um crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 pelo Brasil. Nos dados anteriores, os números se concentravam no Amazonas e em São Paulo, no entanto, essa tendência já reflete nos dados nacionais.
O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, destaca que os dados apontam para desaceleração do crescimento entre as crianças e adolescentes e início de crescimento entre a população adulta no cenário nacional. “O crescimento entre crianças e adolescentes está presente em estados de todas as regiões; já o aumento recente de casos na população adulta está restrito a alguns estados, porém avançando no território”, explica.
Segundo o boletim, dezoito das 27 unidades federativas apresentam crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) até a SE 9: Na deles, o sinal é compatível com oscilação em período de baixo volume de casos, ou estão com crescimento concentrado em crianças e adolescentes. Das vinte capitais brasileiras, 27 apresentam crescimento na tendência de longo prazo até a semana 09, entre elas Salvador.