Informação e saúde

Confira o editorial desta quinta-feira (15)

[Informação e saúde ]

FOTO: Divulgação

Em apenas uma refeição é possível consumir a quantidade de sódio para um dia inteiro, um agravante à saúde que o cidadão não é devidamente informado na hora da compra de um determinado alimento. A informação geralmente está no rótulo, mas em letras minúsculas, perdida entre nomes e chamarizes publicitários que, primeiro, servem para induzir à compra, e só depois fazer a pessoa pensar no seu real valor nutricional. 

Facilitar a escolha alimentar consciente é o principal benefício à sociedade na nova regra sobre rotulagem de alimentos embalados, aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), somente após mais de um ano desde que a proposta foi alçada pelo órgão regulador. Ficará mais fácil e dará clareza e visibilidade às informações nutricionais. 

Assim como há anos acontece em outros países, inclusive da América do Sul, como o Chile, as embalagens passarão a ter um símbolo informativo na parte da frente para esclarecer o consumidor sobre o alto conteúdo de nutrientes que podem fazer mal para a saúde se ingeridos em grande quantidade. Ao lado do desenho de uma lupa virá o aviso se o produto tem grande concentração de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

Com o consumo excessivo de alimentos industrializados e processados, nem sempre nos damos conta de que exageramos no sal no dia a dia. De acordo com o Ministério da Saúde, os brasileiros consomem o dobro da quantidade diária de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde, que é de 2000 miligramas (ou 2 gramas de sódio por pessoa ao dia), o que equivale a 5g de sal.

A medida é interessante, relevante, e vai de encontro a um problema que impacta demais a saúde do brasileiro.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!