Instituto Economia e Paz alerta para risco de convulsão social no Brasil
País ocupa a 126ª colocação no ranking de paz social e econômica

Foto: Reprodução
O Instituto Economia e Paz aponta o Brasil entre os mais vulneráveis do mundo para lidar com os impactos da crise sanitária gerada pela pandemia do coronavírus. A entidade ainda faz um alerta: instabilidade política, protestos e violência podem ameaçar o Brasil nos próximos meses.
Nesta quarta-feira (10), o Instituto Economia e Paz publicou o ranking anual que mede o Índice Global da Paz e constatou que, no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, o país caiu na classificação. Hoje, o Brasil ocupa sua posição mais baixa desde que o levantamento começou a ser publicado em 2008. De 163 países avaliados, o Brasil ocupa a 126ª colocação no ranking de paz social e econômica.
Este Índice é considerado a maior análise sobre a questão da paz no mundo, acumulando dados e tendências sobre aspectos políticos, sociais e econômicos. No total, 23 indicadores são considerados. O estudo também revela que o Brasil é um dos países que enfrenta a pandemia numa das situações de mais vulnerabilidade e pior resiliência social.
"O Brasil é identificado como um dos países com maior risco para ter dificuldade em lidar com os efeitos a pandemia", explicou Serge Stroobants, um dos diretores regionais do Instituto. "O resultado deve ser instabilidade, deterioração do reconhecimento de liderança política. Isso tudo levaria as pessoas para as ruas e as chances de isso se tornar violento é alta", afirmou.