Internações de crianças em UTIs por doenças respiratórias caem 80% no Brasil
Uso de máscaras e isolamento contribuíram para o resultado positivo

Foto: Divulgação
As internações de crianças em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) por causa de doenças respiratórias comuns teve queda de 80% em 2020 em comparação com os anos de 2019, 2018 e 2017. As informações são resultado de um estudo feito pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) em 15 hospitais do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Distrito Federal.
Segundo o Instituto, os principais motivos para a redução foram a aplicação das medidas de proteção contra a covid-19, o distanciamento e o uso de máscaras de proteção, que contribuíram para a diminuição da circulação de outros vírus, como as infecções por rinovírus, adenovírus, influenza e vírus sincicial respiratório.
A redução mais significativa foi vista na diminuição da internação de crianças de até 2 anos por bronquiolite, provocado pelo vírus sincicial respiratório, que corresponde a 85% dos casos da doença que causa inflamação dos brônquios.
Um outro estudo feito pelo Instituto Oswaldo Cruz apontou que o uso das máscaras e o isolamento social adotados durante a pandemia contribuíram para o desaparecimento de outras doenças respiratórias no Brasil. Confira aqui a matéria completa.