• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Internações por Covid-19 de crianças saltou 686% entre dezembro e janeiro

Internações por Covid-19 de crianças saltou 686% entre dezembro e janeiro

Número de crianças menores de 12 anos hospitalizadas foi de 284 para 2.232 no período

Por Da Redação
Às

Internações por Covid-19 de crianças saltou 686% entre dezembro e janeiro

Foto: Reprodução/Banco de Imagens

Um levantamento realizado pela Folha de S. Paulo, junto aos dados do Ministério da Saúde, revelou que o número de crianças menores de 12 anos hospitalizadas com complicações da doença subiu 686% entre dezembro e janeiro. No período, o número saltou de 284 para 2.232.

Desde o início da pandemia, o Brasil não havia registrado tantas internações pediátricas por Covid em um só mês. Em relação a janeiro do ano passado, o número é 70% maior. Já na comparação com março, mês em que o país esteve no pico de atendimento, ainda é 11%.

Entre as demais idades, que concentram a maioria da população, a alta de dezembro para janeiro foi de 395%. Uma alta menor que a pediátrica, mas que ocorreu em razão da variante Ômicron.

As hospitalizações de adolescentes e adultos subiram de 7.399 para 36,6 mil, especialmente em idosos. Mesmo com aumento expressivo, a quantidade é inferior aos 95,8 mil atendimentos em janeiro do ano passado e aos 228,3 mil registrados em março, no auge da pandemia.

"Observamos um aumento impressionante, seguramente relacionado à dinâmica de transmissão. É como uma batalha, em que o vírus quer sobreviver e procura os lugares onde será menos atacado. Hoje, o nicho mais vulnerável são justamente as crianças", explica Raphael Guimarães, pesquisador do Observatório Covid-19 da Fiocruz, citando a falta de cobertura vacinal como um dos maiores impulsionadores do aumento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.