Intervalo entre vacinas

Confira o editorial deste domingo (10)

[Intervalo entre vacinas]

FOTO: Agência Brasil

A campanha de vacinação contra gripe (influenza) enfrenta o ineditismo de coincidir com a  vacinação a grupos prioritários contra a covid-19. 

Para adultos, caso for do grupo apto a receber a dose contra a covid-19, a indicação médica é que reserve o intervalo de duas semanas entre tomar uma e outra vacina.

Na Bahia, que está há uma semana na campanha, esta é uma indicação para gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde.

Não convém tomar as duas simultaneamente, porque ambas elas são para conter vírus atenuados. Quando se estimula a pessoa com uma vacina, espera-se que a dose tem máxima eficácia, que reconheça um corpo estranho para produzir o maior número de anticorpos.

A pessoa suscetível ao maior número de vírus ao mesmo tempo, teoricamente, a reação à vacina será menor. Por isso duas semanas é o ideal, uma vacina de cada vez para um determinado vírus.

Caso os municípios tivessem uma quantidade grande de vacina, o recomendado, segundo especialistas em infectologia, seria tomar primeiro as duas doses contra a covid-19 e, depois de duas semanas, a contra a influenza. 

Além disso, este é um período do ano que demanda mais cuidado e segurança às pessoas, tanto para conter a circular do vírus da influenza como da covid-19. Dias mais frios são propícios para ambientes de portas e janelas fechadas e isso pode manter os vírus mais tempo em um determinado lugar e facilitar a transmissão das doenças.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!