Jato intercontinental sai da pista de pouso devido ao mau tempo na Austrália
Após ocorrido, inspeção aponta danos em quatro pneus do trem de pouso principal

Foto: Getty Images
O voo QR-899 da Qatar Airways decolou com 55 minutos de atraso, de Auckland, na Nova Zelândia, para Brisbane, na Austrália, no último 30 de novembro. A rota prevista para durar pouco mais de três horas de voo foi cumprida pelo enorme Boeing 777-300, de matrícula A7-BED. Na aproximação da pista de Brisbane, no entanto, a forte chuva e rajadas de vento desviaram a aeronave para a direita e a tiraram da pista durante o pouso.
O avião pousou à direita da linha central da pista, e o trem de pouso principal direito atingiu e danificou quatro luzes de borda de sinalização da pista antes de a aeronave retornar à linha central. Esse tipo de incidente na aviação é chamado de excursão de pista.
Ao livrar a pista principal, a tripulação foi alertada sobre a baixa pressão em um dos pneus principais do lado direito. O comandante parou a aeronave ainda e solicitou uma inspeção. Danos em quatro pneus do trem de pouso principal direito foram encontrados, o que fez com que a aeronave precisasse de reboque para o pátio.
O Comitê de Segurança em Tráfego Aéreo da Austrália (ATSB) classificou a ocorrência de "incidente grave" e abriu uma investigação com conclusão estimada para o segundo trimestre de 2022. O Boeing 777-300ER foi capaz de decolar para a etapa de ida para Doha (Qatar) após cerca de 5,5 horas em solo.