Joe Biden reúne Japão, Austrália e Índia para combater a influência da China no continente asiático
EUA promovem reunião fórum estratégico informal nesta sexta-feir (24)

Foto: Alex Wong/Getty Images
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, realiza a primeira reunião presencial do Diálogo de Segurança Quadrilateral, mais conhecido como “Quad” nesta sexta-feira (24).
O "Quad" é um fórum estratégico informal formado pelos EUA com Austrália, Japão e Índia – todos países democráticos com interesses contrários à ascensão da China na Ásia.
O Japão será representado pelo primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga; a Índia terá o premiê Narendra Modi; e a Austrália terá o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, segundo a Casa Branca. O objetivo é discutir “a promoção de um Indo-Pacífico livre e aberto.
A reunião ocorre em um momento de grandes mudanças para a política dos EUA na Ásia. O governo americano se empenha em fortalecer suas parcerias diplomáticas na região, ao passo que o Japão tem uma visão cada vez mais agressiva do crescimento militar da China.
Concomitantemente a isso, o pacto de defesa AUKUS, da Austrália com os EUA e o Reino Unido, solidificou o compromisso de Washington com a Ásia, ao mesmo tempo que inquietou alguns parceiros importantes do sudeste asiático.
Por conta disso, o que o Quad escolher fazer a seguir é mais importante do que nunca. O analista sênior do Australian Strategic Policy Institute, Malcolm Davis, disse que, em comparação com suas raízes iniciais no governo George W. Bush, o Quad evoluiu de um “diálogo político e econômico discreto” para um ator muito significativo na região Ásia-Pacífico.
“O Quad não é uma OTAN asiática… mas, ao mesmo tempo, está claramente se movendo na direção de uma abordagem de segurança cooperativa”, disse Davis.


