• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Joe Biden reúne Japão, Austrália e Índia para combater a influência da China no continente asiático

Joe Biden reúne Japão, Austrália e Índia para combater a influência da China no continente asiático

EUA promovem reunião fórum estratégico informal nesta sexta-feir (24)

Por Da Redação
Às

Joe Biden reúne Japão, Austrália e Índia para combater a influência da China no continente asiático

Foto: Alex Wong/Getty Images

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, realiza a primeira reunião presencial do Diálogo de Segurança Quadrilateral, mais conhecido como “Quad” nesta sexta-feira (24).

O "Quad" é um fórum estratégico informal formado pelos EUA com Austrália, Japão e Índia – todos países democráticos com interesses contrários à ascensão da China na Ásia.

O Japão será representado pelo primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga; a Índia terá o premiê Narendra Modi; e a Austrália terá o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, segundo a Casa Branca. O objetivo é discutir “a promoção de um Indo-Pacífico livre e aberto.  

A reunião ocorre em um momento de grandes mudanças para a política dos EUA na Ásia. O governo americano se empenha em fortalecer suas parcerias diplomáticas na região, ao passo que o Japão tem uma visão cada vez mais agressiva do crescimento militar da China.

Concomitantemente a isso, o pacto de defesa AUKUS, da Austrália com os EUA e o Reino Unido, solidificou o compromisso de Washington com a Ásia, ao mesmo tempo que inquietou alguns parceiros importantes do sudeste asiático.

Por conta disso, o que o Quad escolher fazer a seguir é mais importante do que nunca. O analista sênior do Australian Strategic Policy Institute, Malcolm Davis, disse que, em comparação com suas raízes iniciais no governo George W. Bush, o Quad evoluiu de um “diálogo político e econômico discreto” para um ator muito significativo na região Ásia-Pacífico.

“O Quad não é uma OTAN asiática… mas, ao mesmo tempo, está claramente se movendo na direção de uma abordagem de segurança cooperativa”, disse Davis.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.