Jovem é baleado durante marcha estudantil em Santiago, no Chile
Manifestação foi a primeira sob o governo do presidente Gabriel Boric

Foto: Divulgação
Um jovem foi baleado nesta sexta-feira (25) durante uma marcha de milhares de estudantes que aconteceu em Santiago, capital do Chile. O protesto é o primeiro registrado durante o governo do novo presidente Gabriel Boric, ex-líder estudantil que tomou posse há duas semanas.
No geral, o ato aconteceu de forma pacífica, no entanto, alguns grupos realizaram atos violentos e de vandalismo. Para conter a população, a polícia utilizou canhões de água.
Segundo Manuel Monsalves, vice-secretário do Interior, o jovem baleado foi levado à um hospital para receber tratamento médico e está estável. O disparo teria partido de um policial e, segundo o vice-ministro, haverá uma investigação sobre o caso.
A ministra do Interior Izkia Siches afirmou que o jovem "fora ferido por um impacto de bala no tórax" e afirmou que o ocorrido é "gravíssimo". O presidente Boric ainda não se pronunciou.
A polícia defende que o funcionário fez o disparo para se defender após ter sido atacado por um grupo de indivíduos não identificados.
"A proporcionalidade será investigada e seus detalhes serão colocados à disposição das instâncias correspondentes", afirmou Marcela González, a general dos Carabineiros, a instituição de polícia ostensiva.
Na manifestação, a população pedia um aumento do valor de um cartão de alimentação entregue pelo Estado, equivalente a cerca de dois dólares por dia.