• Home/
  • Notícias/
  • Justiça/
  • Justiça determina que Inema elabore plano para gestão da água no extremo sul da Bahia

Justiça determina que Inema elabore plano para gestão da água no extremo sul da Bahia

Órgão ambiental tem 24 meses para cumprir determinação

Por Da Redação
Às

Justiça determina que Inema elabore plano para gestão da água no extremo sul da Bahia

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) determinou que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) elabore, no prazo de 24 meses, o Plano de Recursos Hídricos da Bacia dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu, localizada no extremo sul do estado.

Além disso, o órgão deverá fornecer estrutura adequada ao Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH-PIJ), garantindo espaço físico, equipamentos e mobiliário necessários para o pleno funcionamento da entidade.

A decisão atende a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Fábio Fernandes Corrêa, após a constatação da ausência do plano e da falta de condições estruturais do comitê.

“O plano é um instrumento essencial para a gestão dos recursos hídricos e sua ausência tem contribuído para agravar os problemas da região. O extremo sul da Bahia já passou por sérias situações de escassez hídrica. O município de Ibirapuã, inclusive, chegou a decretar estado de calamidade”, afirmou o promotor.

O MP-BA destacou ainda que, embora tenha buscado uma solução extrajudicial, passados quase dois anos da instauração do inquérito civil, não houve avanços por parte do Inema.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.