• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Justiça eleitoral cassa mandato de vereador de Ilhéus por fraude do partido à cota de gênero

Justiça eleitoral cassa mandato de vereador de Ilhéus por fraude do partido à cota de gênero

Avante teria apresentado uma candidatura feminina fraudulenta durante as eleições de 2024

Por Da Redação
Às

Justiça eleitoral cassa mandato de vereador de Ilhéus por fraude do partido à cota de gênero

Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral determinou a cassação do mandato do vereador Márcio Bodão (Avante), eleito em Ilhéus, no sul da Bahia. A decisão, assinada pela juíza Wilma Alves Santos Vivas, ocorre após investigação apontar que o partido fraudou a cota de gênero nas Eleições 2024. As informações são do g1 Bahia.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o Avante teve início após o vazamento de áudios e mensagens da candidata Maria Rita Santos Teixeira, conhecida como Mary Santos. Nos registros, ela admite a participação fraudulenta no pleito.

"Não sei se você sabe, né? O Avante precisou de mulheres candidatas, aí eu peguei, fiz um acordo, né? Um acordo, que sempre tem... E coloquei meu nome, mas já deixei claro que não faria campanha e que não tinha interesse em ser candidata", disse Mary.

Ela foi uma das sete mulheres da chapa do Avante, que contou ainda com 15 homens. O cumprimento do percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas permitiu que o partido participasse do pleito.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são consideradas fraudes à cota de gênero as candidaturas com votação zerada ou inexpressiva. Diante da constatação da fraude, a juíza determinou a cassação dos diplomas dos candidatos do partido eleitos na eleição de 2024.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.