• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Leoa que matou jovem em zoológico na Paraíba retorna à jaula após recuperação

Leoa que matou jovem em zoológico na Paraíba retorna à jaula após recuperação

Leoa apresentou estresse após invasão de jovem em sua jaula no último domingo (30)

Por Da Redação
Às

Leoa que matou jovem em zoológico na Paraíba retorna à jaula após recuperação

Foto: Reprodução / Parque Arruda Câmara (Bica)

A leoa Leona, que matou jovem que invadiu sua jaula no Parque Arruda Câmara em João Pessoa (PB), no último domingo (30), retornou ao seu recinto nesta quinta (4), após apresentar alto nível de estresse.

Em redes sociais, o perfil do zoológico informou o retorno de Leona:  “Leona está, aos poucos, voltando ao seu recinto. Chegou devagar, observou cada detalhe e foi acolhida no espaço que é dela. Todo o processo segue acompanhado pela equipe com cuidado e tranquilidade”.

Ela estava afastada do público desde o dia do ataque, quando o jovem identificado como Gerson de Melo Machado, escalou uma parede de mais de 6 metros, ultrapassou grades e usou uma árvore como apoio para entrar no local onde mora o felino.  O momento foi gravado por testemunhas.

De acordo com Marília Maia, bióloga que cuida de Leona, ela está em bom estado de saúde e teve evolução positiva no quadro: “Ela está muito bem. Ao longo desses dias, vimos uma evolução muito positiva: ela tem apresentado comportamentos naturais, como sempre teve. Ela tem pedido interação humana, e isso é muito legal. Mesmo com a presença de outras pessoas, não houve reação que pudéssemos considerar negativa. Agora, a gente vai acompanhar essa reintrodução ao recinto”, diz a bióloga.

Após o ataque, a leoa respondeu aos comandos dos tratadores e foi contida sem tranquilizantes. Sua recuperação está sendo acompanhada por veterinários, biólogos e zootecnistas.

O parque garantiu que não realizará o sacrifício de Leona, reforçando que sua reação foi instintiva diante da invasão do jovem. Ela nasceu em 2006, no próprio zoológico, e vive lá desde então. Já teve convivência com outro leão, que morreu, e desde então vive sozinha no ambiente. 

As atividades do parque foram suspensas após o ocorrido e espaço segue fechado para o público. A Prefeitura de João Pessoa investiga se há falhas para reforçar os protocolos de segurança. Além disso, o  Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) pediu mais informações e afirmou que criará uma comissão técnica para avaliar a estrutura do local.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.