• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Lua de gelo de Saturno pode ser mundo oceânico “disfarçado”, mostra pesquisa

Lua de gelo de Saturno pode ser mundo oceânico “disfarçado”, mostra pesquisa

Satélite pode conter oceano interno sob camada de gelo de 22,5 a 32 quilômetros de espessura

Por Da Redação
Ás

Lua de gelo de Saturno pode ser mundo oceânico “disfarçado”, mostra pesquisa

Foto: Reprodução

Uma pesquisa publicada na semana passada pela revista Icarus mostrou que a lua mais interna de Saturno, pode ser um mundo oceânico “disfarçado”. Mimas é o menor e mais próximo satélite de Saturno entre as 82 que envolvem o planeta anelado. 

“Se Mimas tem um oceano, ele representa uma nova classe de mundos oceânicos pequenos e ‘furtivos’, com superfícies que não denunciam a existência da água interna”, explicou, em nota, a autora do estudo, Alyssa Rhoden, cientista do Southwest Research Institute em Boulder.

Mimas foi descoberta pela primeira vez em 1789, pelo astrônomo inglês William Herschel, como um pequeno ponto perto de Saturno. As sondas Voyager capturaram imagens da pequena lua em 1980, e a missão Cassini, da Nasa, realizou sobrevoos por ela enquanto estudava Saturno entre 2004 e 2017.

A lua que está a apenas 186 mil quilômetros de Saturno leva cerca de 22 horas para completar uma órbita ao redor do planeta. Ela é coberta de crateras, mas a maior tem 130 quilômetros de diâmetro e dá à lua sua aparência distinta de “Estrela da Morte” do Star Wars.

A lua parece ser feita quase inteiramente de gelo, o que tem deixado os cientistas intrigados. Crateras espalhadas pela lua sugerem que sua superfície permaneceu congelada por bastante tempo. No entanto, antes que a missão Cassini chegasse ao fim em 2017, foi verificado uma oscilação na rotação da lua, que sugeria que Mimas pode conter um oceano subterrâneo.

“Como a superfície de Mimas tem muitas crateras, pensamos que era apenas um bloco congelado”, disse Rhoden, que também é líder da Rede de Coordenação de Pesquisa de Mundos Oceânicos da Nasa.

“Os mundos oceânicos, como Encélado e Europa, tendem a ser fraturados e mostram outros sinais de atividade geológica”, explicou.

“Acontece que a superfície de Mimas estava nos enganando, e nosso novo entendimento expandiu muito a definição de um mundo potencialmente habitável em nosso sistema solar e além”, acrescentou.

Futuras naves espaciais podem confirmar se Mimas é um desses mundos oceânicos de água. “Avaliar o status de Mimas como uma lua oceânica serviria de referência para modelos de sua formação e evolução”, disse Rhoden.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.