Luta contra o reumatismo

[Luta contra o reumatismo]

FOTO: Reprodução

Celebrado no dia 30 de outubro, o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo chama atenção da população sobre prevenção e tratamento das doenças reumáticas, ou reumatismo. Ampliar a difusão das informações e os tratamentos é um dos sentidos desta data, além de reforçar que, se não for tratado, pode impactar de forma significativa na qualidade de vida.

O reumatismo, diferente do que muitos acreditam, não é uma doença em si. É, sim, um termo que reúne um grupo de mais de 100 doenças que acometem o aparelho locomotor e afetam, principalmente, as articulações, ossos, tendões e músculos. 

A data ainda é um alerta às pessoas quem começam a sentir a dores muito intensas no braço, que de tão fortes atrapalha inclusive o sono. Pode ser um tipo de reumatismo conhecido como bursite, que se agravado, dificulta até mesmo atividades simples, como pentear cabelo ou lavar louça. É a hora de buscar ajuda médica.

Mas, algumas doenças reumáticas também podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele. Entre elas, as mais comuns são artrite reumatoide, artrose, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática e fibromialgia.

 O tratamento, importante salientar, é garantido pelo Sistema Único de Saúde. Os cuidados dessas doenças incluem tratamentos diversos (com a utilização de práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física, entre outros) e também tratamento farmacológico (com o uso de medicamentos).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!