Mais de 2,2 milhões de pessoas já entregaram a declaração do Imposto de Renda
Previsão é que 34,1 milhões de declarações sejam entregues até 29 de abril

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O número de contribuintes que realizaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, durante a primeira semana de entrega, chegou a 2.289.606 até às 16h de sexta-feira (11). A previsão é de que até o prazo, em 29 de abril, 34,1 milhões de declarações sejam entregues.
O número alcançado nesta sexta (11) aponta um crescimento de 13,3% em relação ao registrado na primeira semana de entrega no ano passado. O Fisco espera receber 34,1 milhões de declarações, volume semelhante ao enviado em 2021.
O prazo de entrega começou na segunda-feira (7) e segue até as 23h59min59s de 29 de abril. Para quem perder o prazo, será aplicada uma multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.
Neste ano, o prazo de entrega foi menor devido à operação padrão dos auditores fiscais da Receita Federal, o programa gerador da declaração não pôde ser baixado no fim de fevereiro, como tradicionalmente ocorre. No entanto, a declaração passa a trazer novidades tecnológicas.
A principal inovação será o recebimento da restituição - ou o pagamento do imposto - por meio de Pix, sistema instantâneo de pagamentos do Banco Central. A modalidade já estava disponível para outras obrigações tributárias, como pagamento de impostos por pessoas jurídicas e por micro e pequenas empresas do Simples Nacional, e agora chega às pessoas físicas.
Além disso, outra mudança aplicada é na ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, na qual o contribuinte recebe um formulário preenchido e apenas confirma os dados antes de enviar ao Fisco. A ferramenta estará disponível para os contribuintes com certificação digital e para os cidadãos com conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br a partir desta terça-feira (15). Essa opção contribui para evitar erros na hora de declarar.