Mais de 3,4 milhões de golpes financeiros foram bloqueados no Brasil em 2021
O número representa uma média superior a 11 mil tentativas diárias ou 400 fraudes online por hora

Foto: Reprodução / G1
O relatório divulgado pela empresa de segurança digital PSafe na última quarta-feira (3), aponta que mais de 3,4 milhões golpes financeiros foram bloqueados no Brasil nos 10 primeiros meses de 2021. O número representa uma média superior a 11 mil tentativas diárias ou 400 fraudes online por hora.
Segundo o documento, os golpes são difundidos principalmente por SMS, e-mail e redes sociais. Usando essas plataformas, os criminosos virtuais entram em contato com as vítimas alertando sobre supostos bloqueios de cartões, pedidos de atualização de senha e falsas ofertas de upgrade de conta bancária.
Os golpistas se passam por representantes de instituições financeiras, oferecem benefícios em transações e solicitam a atualização do app bancário, que leva à instalação de um programa malicioso. A partir daí, as contas digitais podem ser invadidas e os golpistas aproveitam para pagar boletos, fazer empréstimos e transferências.
“Temos visto uma engenharia social cada vez mais sofisticada e focada não apenas em pessoas físicas, mas principalmente nas empresas pelo alto poder lucrativo do golpe. Para atingir as empresas, focam nos colaboradores, atacando por meio de phishing e arquivos maliciosos cada vez mais convincentes”, enfatizou o CEO da PSafe, Marco DeMello.
Alerta para pequenas e médias empresas
Conforme DeMello, as empresas também estão entre os alvos dos cibercriminosos. E mesmo aquelas com equipes de TI dedicadas estão em risco, uma vez que os golpistas têm explorado outros tipos de vulnerabilidades.
De acordo com DeMello, o clique no anexo de um suposto comunicado oficial pode colocar em risco toda a organização. Esses ataques geram vazamentos de informações sigilosas, dados de clientes e pedidos de pagamento de resgate pelos arquivos sequestrados.
Para se proteger, é recomendado não clicar em links enviados por fontes desconhecidas, além de confirmar a veracidade das informações com o banco. Usar soluções de segurança em seus dispositivos também ajuda a mitigar os riscos.