Mercado de franquias cresce 14,3% em 2022, diz associação
Faturamento chegou a R$ 63,8 bilhões nos últimos três meses do ano

Foto: Reprodução/Pixabay
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgados nesta quinta-feira (9), mostram que o mercado de franquias faturou mais de R$ 211 bilhões e cresceu 14,3% em 2022. Na comparação com 2019, período pré-pandemia, o crescimento foi de 13,2%.
Apenas no quarto trimestre, o franchising brasileiro registrou crescimento de 12,6% na comparação com 2021. O faturamento chegou a R$ 63,8 bilhões nos últimos três meses do ano. Essa é a melhor performance registrada nos últimos três anos. Em relação ao número de unidades, os dados mostram que o mercado de franquias cresceu 7,8% em 2022, totalizando mais de 184,3 mil unidades. O franchising também empregou mais em 2022, passando de 1,41 milhão para 1,58 milhão de vagas.
Cada unidade de franquia gera, em média, 9 empregos diretos. No ano passado, todos os segmentos registraram crescimento. Entre os maiores estão Hotelaria e Turismo (24,5%) e Saúde, Beleza e Bem Estar (21,5%) e Alimentação (21,5%).