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Ministério da Infraestrutura solicita R$ 5 bilhões para execução de novo programa rodoviário

O recurso será utilizado em 30 mil quilômetros de malha viária do país e deverá ser fracionado em duas parcelas

Por Da Redação
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Ministério da Infraestrutura solicita R$ 5 bilhões para execução de novo programa rodoviário

Foto: Jorge William/ Agência Senado

O Ministério de Infraestrutura está cobrando mais de R$ 5 bilhões para a execução do novo programa de recuperação de rodovias em todo o país. O recurso será utilizado em 30  mil quilômetros de malha viária do país e deverá ser fracionado em duas parcelas de R$ 2,5 bilhões, para 2021 e 2022.

O presidente Jair Bolsonaro vem cobrando publicamente a liberação de verbas para a pasta, além de manter uma intensa agenda de viagens para inaugurações de obras. Neste sábado (10), o Presidente cumpre agenda no Rio Grande do Sul.

O novo programa é de autoria do ministro Tarcísio de Freitas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e já está pronto. A pasta, no entanto, aguarda liberação de recurso para iniciar as obras, ainda neste semestre. 

Em entrevista para o jornal O Globo, o secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello Costa afirma que as ações deste programa tem amplitude das propostas e isso o diferencia das outras iniciativas. Como a verba para investimentos e manutenção foi reduzida ao longo dos últimos anos, a pasta vinha dando prioridade a ações em corredores logísticos e finalizando obras paradas.

O montante total pedido pela Infraestrutura é de R$ 4,95 bilhões, sendo que R$ 4,5 bilhões seriam usados para o reforço de pavimento em cerca de 30 mil quilômetros de rodovias administradas pelo governo e os R$ 450 milhões restantes iriam para sinalização e dispositivos de segurança viária.

Bolsonaro segue endossando publicamente os pedidos da pasta ao Ministério da Economia. Nesta semana, disse que está pressionando o ministro da economia, Paulo Guedes, para que ele arranje os recursos para recuperação de rodovias. 

“A vantagem disso daí é que você diminui o custo do caminhoneiro”, afirmou, em entrevista à rádio Guaíba.

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