Moderna anuncia acordo para distribuição de vacina contra a Covid-19 no Brasil
O contrato firmado com a Adium Pharma inclui 18 países, como México, Colômbia e Argentina e outros

Foto: Reprodução/R7
A farmacêutica Moderna informou nessa terça-feira (22) que fechou um acordo de distribuição de sua vacina contra a Covid-19 para países da América Latina. O contrato firmado com a Adium Pharma inclui 18 países, como o Brasil, México, Colômbia e Argentina.
No território brasileiro, a operação será coordenada pela Zodiac Produtos Farmacêuticos, subsidiária do grupo Adium. A empresa deve colaborar com Moderna na gestão dos contratos de fornecimento da vacina, nos processos de registros nas agências reguladoras e prestando apoio às atividades de farmacovigilância, educação médica continuada, assuntos governamentais para garantir acesso e disponibilidade da vacina da Moderna, diz o comunicado.
Até o momento, a solicitação de registro da vacina da Moderna no Brasil não foi realizada. Para ser aplicada na população brasileira, o imunizante precisa ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e comprado pelo Ministério da Saúde, para ser inserido ao Plano Nacional de Imunizações (PNI).
A Spikevax, vacina da Moderna contra a Covid-19, utiliza RNA mensageiro, assim como a da Pfizer. Agências reguladoras de mais de 70 países já aprovaram o imunizante, incluindo Canadá, Japão, Reino Unido, Estados Unidos, Israel e países da União Europeia. Nos EUA a vacina recebeu aprovação total para uso em pessoas com idade a partir de 18 anos. Na Austrália, ganhou um registro provisório para uso em crianças de 6 a 11 anos.
Segundo a Moderna, 807 milhões de doses de sua vacina foram enviadas globalmente em 2021, com cerca de 25% dessas doses encaminhadas para países de baixa e média renda.