/

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Mudança de rotina

Notícias
Editorial

Mudança de rotina

Confira nosso editorial deste sábado (9)

Por Editorial
Mudança de rotina
Foto: Reprodução

Os consultórios odontológicos estão na linha de frente contra a disseminação da covid-19. Devido ao contato direto com a boca, uma das principais vias de contágio da doença, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estipulou uma série de recomendações para os atendimentos neste período. Conselho Regionais de Odontologia de todo o país são enfáticos ao cravar que o impactado para sempre, e exigirá, por exemplo, o uso de máscaras pelos pacientes já nas salas de espera. 

A recomendação da Anvisa é para que atendimentos odontológicos eletivos sejam adiados, quando não forem clinicamente urgentes. O decreto, no entanto, possibilita que consultórios fiquem abertos, para atendem eventuais casos considerados urgentes ou de emergência. Afinal, ninguém pode ficar com dor de dente. Um tratamento de cárie ou canal entram neste perfil de urgência. 

No documento, a agência aponta que a urgência de um procedimento odontológico é uma decisão baseada em julgamento clínico, cabendo ao profissional avaliar cada caso. Cada dentista é quem vai, de fato, avaliar cada caso e, se for necessário realizar o atendimento, deve tomar sempre todas as medidas de higiene.

 O dentista, para realizar o atendimento, agora precisa utilizar mais um acessório: uma máscara facial com barreira acrílica para proteger todo o rosto, lembrando que o profissional já trabalha bastante precavido com luvas, máscara e roupa própria, porque antes da covid-19, existem outros vírus que demandam cuidados para se evitar o contágio.

Quanto ao ambiente, a determinação é para fazer a desinfecção nos consultórios após cada atendimento, pode ser com álcool 70º, mesmo. E também fazer a desinfecção com a entrada de ar. O ambiente deve estar sempre arejado para evitar que o vírus fique preso no lugar. Os atendimentos, quando urgentes, devem acontecer com um espaço de ao menos 40 minutos, entre um cliente e outro.

A pandemia vai mesmo deixar marcas na odontologia. Terão que se adaptar, como evitar aglomerações nas salas de espera e o suo mais frequente de máscara e diversos ambientes. No fundo, são medidas de higiene leves, que poderia já ocorrer independente do mundo às avessas no combate à covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102