'Muito preocupante', alerta OMS sobre aumento dos casos e mortes por Covid-19 no Brasil

Os diretores se posicionaram depois de serem questionados sobre o aumento de internações entre jovens

Por Da Redação
Às

'Muito preocupante', alerta OMS sobre aumento dos casos e mortes por Covid-19 no Brasil

Foto: REUTERS/Bruno Kelly

Após dizer na semana passada que o "Brasil vive uma tragédia", diretores da Organização Mundial de Saúde (OMS) cobraram nesta sexta-feira (5) medidas agressivas e disseram que o aumento dos casos de Covid-19 no país pode impactar toda a América Latina. De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, "a situação é muito séria, muito preocupante. As medidas de saúde pública que o Brasil deveria adotar deveriam ser agressivas – enquanto, ao mesmo tempo, distribui vacinas. (...) Se o Brasil não for sério, vai continuar a afetar toda a vizinhança lá e além. Não é só sobre o Brasil." 

Os diretores se posicionaram depois de serem questionados sobre o aumento de internações entre jovens.

Tedros resumiu a gravidade da situação dizendo que o Brasil precisa levar o aumento de casos "muito, muito a sério". "A situação no Brasil é muito, muito preocupante. Quando vimos muitas tendências de queda, em muitos países, nas últimas seis semanas, a situação no Brasil ou tinha aumentado ou atingido um platô – mas, é claro, com uma tendência maior de aumento. Eu acho que o Brasil tem que levar isso muito, muito a sério". 

Já o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, alertou que não é hora de relaxar. "Houve um aumento nacional no Brasil [em número de casos], e isso é de norte a sul. As medidas de saúde pública, sociais e comportamentais param todas essas cepas e variantes. Agora não é a hora de o Brasil ou qualquer outro país, aliás, relaxar".

Ryan também afirmou que a OMS está preocupada com a variante P.1, identificada pela primeira vez em Manaus mas que já se espalhou para vários estados brasileiros e ao menos outros 24 países. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.