Nasa lança missão de 'defesa planetária' nesta terça-feira (23)
Foguete vai decolar às 2h21, na Califórnia, nos Estados Unidos

Foto: Divulgação
A Agência Espacial Americana (Nasa) lança a missão Dart ("Double Asteroid Redirection Test", ou Teste de redirecionamento duplo de asteroides) nesta terça-feira (23). Com o objetivo de testar o potencial da nova tecnologia para desviar um asteroide que pode chocar com a terra futuramente, o foguete vai decolar às 2h21, na Califórnia, nos Estados Unidos.
A viagem será a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX. O alvo será a lua Dimorphos, que orbita o asteroide Didymos, de 780 metros de diâmetro, duas vezes a altura da torre Eiffel. Em sua órbita há uma lua, Dimorphos, de 160 metros de diâmetro e mais alta que a Estátua da Liberdade. É nessa lua onde a nave vai pousar, cerca de 100 vezes menor que ela, projetada a uma velocidade de 24.000 km/h. O impacto lançará toneladas e toneladas de material.
A partir das observações realizadas por telescópios na Terra há décadas, sabe-se que Dimorphos orbita atualmente ao redor de Didymos em exatamente 11 horas e 55 minutos. Esse período será medido novamente depois da colisão.