/

Home

/

Notícias

/

Tecnologia

/

Nasa lança missão nesta quinta em busca de vida em local que já foi um lago há bilhões de anos em Marte

Notícias
Tecnologia

Nasa lança missão nesta quinta em busca de vida em local que já foi um lago há bilhões de anos em Marte

Robô Perseverance vai aterrissar em cratera, coletar amostras e retornar para a Terra

Por Da Redação
Nasa lança missão nesta quinta em busca de vida em local que já foi um lago há bilhões de anos em Marte
Foto: Divulgação/ Mars 2020

Os cientistas acreditam na possibilidade de que há 3 e 4 bilhões de anos existia um lago em Marte que hoje é uma cratera. E é lá que a próxima missão da agência espacial americana (Nasa) vai acontecer. O robô Perseverance, da Mars 2020, irá coletar amostras em busca de vida. A cratera tem sedimentos similares aos que existem na Terra, e pode conter vestígios de outros organismos.

Sobre a Mars 2020

A janela de lançamento está prevista para 8h50 desta quinta-feira (30), horário de Brasília, a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida. Já previsão de aterrissagem em Marte é 18 de fevereiro de 2021. 

O robô Perseverance conta com instrumentos para coletar amostras, observar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio para viabilizar uma missão com humanos no planeta.

O nome do robô foi parte de uma seleção entre sugestões feitas por alunos do ensino fundamental e médio nos Estados Unidos. Entre 28 mil inscrições, o aluno da sétima série, Alexander Mather, sugeriu "Perseverance" e foi o escolhido da vez. 

Conforme informações da Nasa, o Perseverance é um "cientista robô" que pesa pouco mais de 1 tonelada. Ele conta com os seguintes instrumentos: câmeras de engenharia, equipamentos nos braços, uma broca, uma estação meteorológica, instrumento de laser, câmeras para fazer panoramas coloridos, entre outros, que vão o auxiliar na missão.

Esses instrumentos irão empacotar as rochas em pedaços do tamanho de um giz e colocá-los em tubos. Uma parceria da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA) trará o material de volta para análise dos cientistas na Terra, com equipamentos de maior capacidade para investigação científica.

Geologia e oxigênio

Os instrumentos enviados também precisam abrir espaço para a chegada do homem ao planeta vermelho. Será acoplado o Ingenuity junto ao Perseverance, um helicóptero de 1,8 kg com hélices que giram cerca de 8 vezes mais rápido do que um helicóptero comum.

O terreno também será fotografado, com 19 câmeras, como nunca no planeta para trazer informações sobre o clima e a geologia de Marte. O instrumento MOXIE deverá produzir oxigênio com base na atmosfera de dióxido de carbono. Essa conversão será um dos passos para conseguir levar astronautas em uma missão tripulada no futuro. Além disso, outras missões para a Lua deverão "preparar o caminho" para conseguir chegar lá.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102