Novembro Negro celebra centenário de Mãe Stella na Bahia com show da Orquestra Afrosinfônica
A apresentação simboliza a continuidade do legado de Mãe Stela, reafirmando sua importância para a identidade baiana e brasileira

Foto: Divulgação/PedroSoares
O show do Novembro Negro Bahia vai homenagear uma das mais importantes lideranças religiosas e intelectuais do país: Mãe Stella de Oxóssi, conserto "Meu Tempo é Agora". O evento é gratuito e será realizado na quarta-feira (19), às 18h30, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Na entrada, será solicitada a doação de 1kg de alimento não perecível.
A apresentação é promovida secretarias de Promoção da Igualdade Racial dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e do Turismo (Setur). O concerto será conduzido pela Orquestra Afrosinfônica, sob regência do maestro Ubiratan Marques, e contará com as participações especiais de Mariene de Castro, Lazzo Matumbi, Gerônimo Santana Graça Onasile, Coral do Axé Opô Afonjá, Koanza, Filhos de Gandhy e o Bando de Teatro Olodum.
O conserto revisita a trajetória e o legado de Mãe Stella, que dedicou sua vida à defesa das tradições de matriz africana, ao combate ao racismo e à valorização da cultura negra. Será uma celebração multilinguagem, unindo música, teatro e espiritualidade, em reverência à ancestralidade e à força das religiões de matriz africana.
Mãe Stella de Oxóssi foi a quinta ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, e tornou-se uma referência nacional no diálogo entre fé, cultura e cidadania. Imortal da Academia de Letras da Bahia, ela teve um papel fundamental no combate ao racismo religioso e na difusão da Educação Antirracista, com a fundação da Escola Eugênio Anna.
O Concerto “O Meu Tempo é Agora” simboliza a continuidade desse legado, reafirmando a importância de Mãe Stella para a identidade baiana e brasileira.
Serviço
O que: Concerto: Centenário de Mãe Stella de Oxóssi – 'Meu Tempo é Agora'
Quando: quarta-feira, 19 de novembro, às 18h30
Onde: Concha Acústica do Teatro Castro Alves – Salvador (BA)


