Novo menu do Mistura Contorno amplia a experiência à mesa com harmonização de vinhos em múltiplas etapas!
Aos detalhes...

Foto: Mini polvo com camadas de mandioquinha com azeitonas, pomodorino e salsa verde.
O renomado restaurante Mistura Contorno, referência em unir a culinária mediterrânea às raízes brasileiras e à gastronomia baiana contemporânea, apresenta um novo menu em formato de degustação que amplia a experiência gastronômica da casa com as inspirações da chef Andréa Ribeiro. Na novidade, a chef propõe diversidade de sabores e harmonizações exclusivas, em formato acessível e disponíveis no almoço, de terça a quinta.
Com valor fixo e acessível - R$ 160,00 com direito a entrada + prato principal + sobremesa, com harmonização à parte -, o menu contempla diferentes possibilidades de combinações, com liberdade de escolha entre as opções sugeridas pela chef para experimentar novos sabores.
.jpg)
“Esse menu nasceu do desejo de dar ao nosso público a possibilidade de provar as novidades da estação e experimentar outras opções, além do cardápio clássico da casa, com mais agilidade e camadas de sabores com sugestões de vinhos perfeitas em cada etapa, proporcionando uma experiência gastronômica completa e encantadora. São misturas que harmonizam”, explica a Andréa Ribeiro.
Inspirações com memórias afetivas
A chef mergulhou em suas lembranças e estudos na Itália e em sua jornada pelos biomas da Bahia, revisitou receitas autorais, incorporou ingredientes da estação e trouxe novidades que reforçam o DNA do Mistura: a fusão entre as cozinhas italiana e a baiana, com novos sabores e mais experiências.
Entre os destaques estão o Fettuccine de dendê com camarão, criado a partir de um desafio lançado por um cliente e que já se tornou um ícone inédito no novo menu, além da Costela de panela em baixa temperatura, que chega à mesa com cremosidade intensa, acompanhada de inhame e mussarela defumada, num encontro entre regionalidade e técnica. lAs entradas também ganham frescor, com uso de aspargos, nero di sépia, pescados frescos e massas artesanais. As sobremesas também vêm renovadas, com criações como a Torta Mimosa do Brasil, uma homenagem às mulheres; o Romeu e Julieta, com mascarpone italiano; uma nova versão da Floresta Negra, com frutas nacionais; e o delicado Mil folhas de aridan, fava de origem africana considerada sagrada por trazer proteção, resgatando um ingrediente típico do mercado baiano.
Harmonizações exclusivas
Da cozinha ao bar, a carta de vinhos dialoga sob medida com o novo menu da chef Andréa, pensada para harmonizar com frutos do mar, carnes, massas e sobremesas. O cardápio especial sugere combinações com vinhos selecionados, como o Rosé Susumaniello, o Traminer Aromático e o Chianti Poggio Tosco, criando uma verdadeira viagem sensorial entre taça e prato.
“Eu sempre digo que a cozinha é feita de encontros. O Mistura sempre se inspirou nesse movimento de unir o Mediterrâneo ao Brasil, criando harmonizações singulares. Agora propomos ao cliente que viva essa experiência de uma forma mais ampla. Esse menu traz liberdade, diversidade e novos sabores, mantendo o que é essencial para nós: a técnica, a qualidade e a emoção de estar à mesa”, declara Andréa Ribeiro.

Nosso Steak Tartar trufado ganha ainda mais vida ao lado do inho Traminer Aromático, que realçam a cremosidade do ovo caipira e a textura dos aspargos, elevando o campo sensorial da experiência.
Já o Bacalhau na brasa pede intensidade e alcança ainda mais sofisticação no Rosé Susumaniello, seguindo uma linha mais leve, porém, ousada.

Para a Tortinha de berinjela, a sugestão é explorar a delicadeza do Vermentino Poggio Tosco.
E que tal acompanhar o Reginette ao dendê com camarão do rio com o frescor vibrante do Sauvignon Blanc Pizzato ou com a profundidade do Ribera del Duero?
O Gnocchi de fruta-pão é para quem busca puro aconchego com a refrescância do Espumante Doce ou também com o perfume prolongado do Traminer Aromático.
A escolha do Mini polvo pede o equilíbrio mineral do Santos da Casa Vinho Verde para uma explosão de sabores.
A delicadeza do Robalo em crosta de castanha do Pará se eleva com as notas cítricas do Léon Ferrari e também se destaca com a sofisticação da mineralidade de um Chablis Louis Latour.
O Tortelli de filé mignon combina perfeitamente com a intensidade aveludada do Chianti Poggio Tosco, assim como com o impacto marcante do Cartuxa.
Para a degustação do Mil folhas de amêndoas, a nossa sugestão é aproveitar as camadas crocantes do doce suavizando o paladar com as notas do Traminer Aromático.
E para o Romeu e Julieta com mascarpone recomendamos acompanhar com a sutileza de um Sauvignon Blanc Tacoli.


