Novo recurso da Alexa imita vozes de pessoas mortas

Recurso em experimento visa interpretar familiares mortos de usuários

Por Da Redação
Ás

Novo recurso da Alexa imita vozes de pessoas mortas

Foto: Divulgação/Amazon

A Amazon anunciou um recurso inédito para a Alexa, assistente de voz da empresa, que pode revolucionar o mundo da inteligência artificial. 

Em conferência MARS, a empresa mostrou o experimento que visa permitir que a assistente digital imite a voz de pessoas mortas.

“Apesar da inteligência artificial não ser capaz de eliminar a dor da perda, ela pode definitivamente fazer as memórias durarem “, afirmou Rohit Prasad, cientista-chefe da Amazon, na apresentação do recurso.

O sistema em desenvolvimento faria com que a Alexa imitasse qualquer voz depois de ouvir menos de um minuto de áudio, segundo Rohit Prasad. "Muitos de nós perdemos alguém que amamos” durante a pandemia, apontou o cientista.

A Amazon ainda não deu detalhes de quando seria lançado o recurso. A área da tecnologia que o experimento está precisa ainda de uma investigação minuciosa para identificar possíveis benefícios e abusos.

Recentemente, a Microsoft restringiu quais empresas poderiam usar o software de imitação de vozes. Segundo a empresa, a ferramenta foi formulada para ajudar pessoas com problemas de fala ou outras questões similares.

Segundo Prasad, o objetivo da Amazon para a Alexa é “inteligência generalizável”, dando ao mecanismo a possibilidade de se adaptar nos ambientes do usuário e aprender novos conceitos. A meta, portanto, “não deve ser confundida com a ultra inteligência artificial geral, capaz e onisciente”.

Em um exemplo demonstrado na exposição, a Amazon mostrou uma criança perguntando ao mecanismo se poderia ler um livro, na voz da avó falecida. “Alexa, a vovó pode terminar de ler o Mágico de Oz?”, disse. Um momento depois, a Alexa mudou a voz e acatou o comando.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.