• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Novos ataques na Ucrânia podem ter violado princípios do direito internacional humanitário, aponta ONU

Novos ataques na Ucrânia podem ter violado princípios do direito internacional humanitário, aponta ONU

A porta-voz Ravina Shamdasani afirmou que, dentre as vítimas estão crianças, idosos e pessoas com deficiência

Por Da Redação
Às

Novos ataques na Ucrânia podem ter violado princípios do direito internacional humanitário, aponta ONU

Foto: Unicef/Ashley Gilbertson

De acordo com o Escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) os ataques da Rússia, na segunda-feira,10, contra a Ucrânia podem ter violado os princípios do direito internacional humanitário.

A porta-voz Ravina Shamdasani afirmou que, dentre as vítimas estão crianças, idosos e pessoas com deficiência. Os ataques com mísseis de longo alcance mataram pelo menos 12 e feriram mais de 100 civis.

Trabalho e escola

Ravina disse que o local e o momento das ofensivas são particularmente chocantes. Algumas vítimas estavam a caminho do trabalho ou levando crianças à escola.

Os bombardeios ocorreram na capital Kyiv e nas cidades de Dnipro, Zaporizhzhia e Sumy.  Foram danificadas e destruídas infraestruturas civis, incluindo dezenas de edifícios residenciais.

O Escritório confirma danos a 12 instalações de energia em oito regiões, indicando que esses ataques podem ter violado os princípios sobre a condução de hostilidades sob o Direito Internacional Humanitário.

Em relação à proteção de civis, os danos às principais usinas e linhas de energia antes do próximo inverno levantam mais preocupações sobre o impacto sobre as populações vulneráveis. Estes atos contra civis e bens indispensáveis à sobrevivência de civis são proibidos pelo Direito Internacional Humanitário.

Leis Humanitárias

O Escritório pediu à Rússia para não escalar a situação e tomar todas as medidas possíveis para evitar mais mortes de civis e danos à infraestrutura destas populações.

A Missão de Monitoramento de Direitos Humanos na Ucrânia continuará analisando informações sobre vítimas civis resultantes desses ataques, bem como documentando violações de direitos humanos e leis humanitárias internacionais em todo o país.

Já o Escritório das Nações Unidas para Assistência Humanitária, Ocha, enfatizou o impacto no setor, na sequência das recentes ocorridas dias depois da explosão na ponte do Estreito de Kerch, que liga a Península da Crimeia no fim de semana.

Eletricidade

Nesta terça-feira (11), as escolas permanecem fechadas e centenas de milhares de famílias estão sem energia elétrica em várias regiões. Serviços de água e telecomunicações também foram interrompidos em algumas áreas. O movimento de trabalhadores humanitários e a entrega de suprimentos de emergência está severamente limitado no leste, onde as pessoas precisam de maior assistência.

A mobilização de recursos envolve o governo, voluntários, organizações locais e internacionais tentando assistência e apoio aos afetados. A comunidade humanitária tentará fornecer suprimentos de emergência  aos afetados, inclusive por meio do uso de instrumentos de socorro já posicionados em diferentes partes do país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.