• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Novos casos de HIV aumentaram mais de 20% na América Latina na última década

Novos casos de HIV aumentaram mais de 20% na América Latina na última década

No mesmo período, as mortes por doenças relacionadas à aids diminuíram 8% na última década

Por Da Redação
Às

 Novos casos de HIV aumentaram mais de 20% na América Latina na última década

Foto: Reprodução

O relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) divulgou nesta segunda-feira (30), que o número de novos casos de infecção por HIV registrou aumento de 21% na América Latina entre 2010 e 2019. 

No mesmo período, como aspecto positivo, as mortes por doenças relacionadas à aids diminuíram 8% na última década.

A OPAS informou ainda que, de acordo com os dados recentes disponíveis, o número de novos casos por ano continuou aumentando, de 100 mil em 2010 para 120 mil em 2019. No mesmo período, o número de mortes anuais relacionadas à aids diminuiu ligeiramente, passando de 41 mil em 2010 para 37 mil em 2019.

De acordo com a Organização, outra tendência grave é que as interrupções nos serviços de saúde em razão da Covid-19 ameaçam a continuidade dos testes e o acompanhamento do tratamento. Diante desse cenário, a OPAS e UNAIDS lançaram uma campanha na região para promover autoteste.

“Esses dados indicam que, sem dúvida, a infecção por HIV ainda representa um sério problema de saúde pública na América Latina e que devemos enfrentar as desigualdades, o estigma e a discriminação para garantir que ninguém seja deixado para trás”, disse a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne.

Etienne ainda informou que “espera-se que a COVID-19 exacerbe esta situação devido a seu impacto nos serviços essenciais de saúde, especialmente em países com sistemas de saúde frágeis. Por essas razões, devemos intensificar nossos esforços para proteger esses serviços e permanecer focados em nosso objetivo final de eliminar a aids, que causa um sofrimento terrível”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.