O legado do legislativo virtual

Confira o nosso editorial desta terça-feira (7)

[O legado do legislativo virtual]

FOTO: Divulgação/Alba

Frente ao atual cenário forçado pela pandemia da covid-19, que impôs novas rotinas e comportamentos, as Casas Legislativas de todo o país tiveram que se adaptar a essa realidade e viram-se obrigadas a estabelecer novas práticas de trabalho. Neste período, o debate político desenvolve-se a distância, de forma remota, por meio de soluções tecnológicas que ganham cada vez mais adeptos.

Embora o mercado digital já seja uma realidade há muito tempo, parte da sociedade brasileira foi arrastada para ele somente agora, quando, por medidas de segurança e de prevenção, o trabalho remoto tornou-se uma necessidade. Sem dúvida, as inovações tecnológicas desenvolvidas nesse período deixarão um legado para a sociedade emergida da crise. 

O Legislativo digital já é mais importante que o presencial, mas a maioria dos órgãos públicos não se preparou para isso. É preciso, além de uma sociedade digital, uma mente digital. As soluções tecnológicas promovem maior produtividade e permitem a aceleração das tomadas de decisões. O cenário imposto pela pandemia é, sem dúvida, uma grande lição. 
 
O Tribunal de Contas da União, hoje, é o único órgão público digitalizado no Brasil, com plenário físico, onde atuam os ministros, e mais o uso da votação eletrônica e sessão com debate por videoconferência. 

Além de dar celeridade à análise de temas relevantes, o Plenário Virtual também oferece transparência no acompanhamento das decisões. Em sintonia com as recomendações das autoridades sanitárias do país, a iniciativa garante que o Legislativo continue prestando atendimento às demandas da sociedade e prossiga fiscalizando o Poder Executivo. 

E o que interessa neste momento, de fato, passa longe da estrutura física das Câmaras ou os equipamentos de alta tecnologia, mas, sim, a inteligência legislativa. Afinal, a capacidade de produzir independe de grandes estruturas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!