'O Lula, sem mim, ganha a eleição de qualquer um', diz Bolsonaro

Decisão que tornou ex-presidente inelegível por 8 anos foi proferida em 2023

Por Da Redação
Ás

Atualizado
'O Lula, sem mim, ganha a eleição de qualquer um', diz Bolsonaro

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta sexta-feira (18) que, sem ele na disputada para a presidência em 2026, Lula vence "de qualquer um".

"O Lula, sem mim [na disputa], ganha a eleição de qualquer um. Ganha a eleição. Ele tem a máquina na mão, usa a máquina. Não interessa as consequências", declarou Bolsonaro, afirmando que o intuito do processo ao qual ele responde é tirá-lo do jogo.

O ex-presidente está inelegível até 2030, independentemente do processo sobre a trama golpista. Decisão sobre inelegibilidade aconteceu em 2023 por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros no dia 18 de julho de 2022. Na ocasião, Bolsonaro instigou desconfiança em relação ao sistema eleitoral brasileiro.

As investigações sobre a trama golpista, por sua vez, tiveram início em novembro de 2024. A denúncia foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro deste ano.

Tornozeleira e afastamento das redes

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou na manhã desta sexta-feira (18) mandados de busca e apreensão na casa de Jair Bolsonaro e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL). Entre as restrições, foi estabelecido que Bolsonaro passará a usar tornozeleira eletrônica e não poderá acessar redes sociais.

As ordens judiciais fazem parte de uma nova operação da PF, aberta no mês de julho, dois dias depois do anúncio do tarifaço dos Estados Unidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.