O medo de hospitais

Confira o editorial desta segunda-feira (25)

[O medo de hospitais]

FOTO: Mateus Pereira/GOVBA

O medo de ser contaminado pela covid-19 (novo coronavírus) diminui as idas de pessoas a hospitais e pronto antedimentos durante a pandemia. A queda é registrada na Bahia e em todo o Brasil, o que preocupa médicos. A demora na busca por ajuda pode agravar quadros de doenças crônicas, por exemplo.

A contrapartida dos hospitais é afirmar que são tomadas todas as medidas contra a disseminação do vírus, como isolamento da área de pacientes infectados e uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pelas equipes de enfermagem, no atendimento ao paciente e médicos.

O isolamento social é importante no combate à covid-19, no entanto, é igualmente necessário que pessoas com sintomas de doenças crônicas procurem o atendimento médico o mais rápido possível, coloque a saúde pessoal acima das suspeitas ou eventual possibilidade de contaminação.

Pacientes devem manter o que foi orientado pelo médio que acompanha. Tomar o medicamento regularmente é fundamental. Tem algum sintoma diferente? Cansaço, falta de ar, palpitação, dor no peito ou, quem tem aparelho de pressão em casa, aferiu se está elevada e não está bem contratada? Então, deve-se procurar o atendimento. Uma solução inicial e que pode evitar a ida emergencial ao hospital é procurar serviços de telemedicina. 

É urgente que o Brasil vença a curva de casos de pacientes que chegaram ao hospital, quando o quadro de saúde já era grave, como com insuficiência respiratória, o que acarreta em internações prolongadas e até mesmo em UTI. Uma solução inicial e que pode evitar a ida emergencial ao hospital é procurar serviços de telemedicina.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!