"Objetivo de um projeto político eleitoral", diz Rui Costa ao comemorar a suspeição de Moro
Com a decisão, a Segunda Turma do STF anulou todo o processo do triplex

Foto: Reprodução
O governador da Bahia, Rui Costa, comemorou, nesta terça-feira (23), a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal pela parcialidade no julgamento do ex-juiz federal Sergio Moro , ao condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá.
"Todo ser humano merece o julgamento justo, onde a lei seja respeitada. Não pode em nenhum momento alguém ser perseguido pela opção política (...) Nós somos a favor da democracia e justiça, e o termo da justiça é baseado no respeito a Constituição e a lei (...) Então todos devem ter julgamento justo e não uma combinação ou uma perseguição do juiz ou promotor, ainda mais com objetivo de um projeto político eleitoral. Não só o ex-juiz planejou como também foi parcial, para depois ir compor o ministério do governo, o que virou um escândalo internacional. Várias perguntavam como pode um juiz que julgou alguém que seria candidato, impediu uma pessoa a presidência, e depois tomou posse do governo oposto."
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu por 3 votos a 2 que o então juiz federal Sergio Moro agiu com parcialidade na ação decorrente da operação Lava Jato, em 2017, quando julgou Lula no processo que investiga o tríplex no Guarujá, em São Paulo.
Com isso, a Segunda Turma anulou todo o processo do Triplex, que precisará ser retomado da estaca zero pelos investigadores.
"Isso não entra na cabeça de ninguém que entra na Justiça. Eu torci por esse resultado. As pessoas estavam escondendo provas que podiam inocentar Lula, pelo fato de quererem de forma rápida impedir a candidatura dele. O objetivo era apenas esse: 'impedir do Lula ser presidente' para compor um objetivo político. O julgamento do STF deixou claro", concluiu Rui Costa.
Lula retomou os direitos políticos e poderá disputar a eleição de outubro de 2022, a não ser que seja novamente condenado em segunda instância até lá.


