Oposição utiliza Marcos do Val para tentar destravar impeachment de Moraes, afirma coluna
A ideia é utilizar o possível apoio da maioria ao impeachment para obstruir as votações no plenário do Senado nesta semana

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A oposição decidiu utilizar as novas medidas cautelares contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES) impostas pelo ministro Alexandre de Moraes para tentar destravar no Senado os pedidos de impeachment contra o ministro do STF.
A estratégia, de acordo com apurado pela coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, será coletar assinaturas de ao menos 41 senadores em apoio ao impeachment de Moraes, o que representaria maioria da Casa. Senadores oposicionistas afirmaram faltar somente cinco assinaturas.
Além de tentar destravar os processos contra o ministro, a ideia da oposição é utilizar o possível apoio da maioria ao impeachment para obstruir as votações no plenário do Senado nesta semana, a primeira depois da volta do recesso de julho.
O ministro Alexandre de Moraes ordenou novas medidas cautelares contra o senador depois que Do Val descumpriu outras medidas impostas pelo ministro do Supremo, dentre elas a de viajar para o exterior. O parlamentar deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos em julho.