• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Pandemia: mais de 50% dos professores apontam necessidade de apoio psicológico

Pandemia: mais de 50% dos professores apontam necessidade de apoio psicológico

Volta às aulas marca um novo desafio para os profissionais da educação

Por Da Redação
Às

Pandemia: mais de 50% dos professores apontam necessidade de apoio psicológico

Foto: Divulgação

Durante a pandemia do novo coronavírus, ser professor tornou-se uma tarefa ainda mais desafiadora. Não bastasse já ser considerada uma das profissões mais estressantes do mundo pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), dados de uma pesquisa feita pelo Instituto Península apontam que 57% dos docentes sentem a necessidade de receber apoio psicológico e emocional. 

A pesquisa contou com 2.500 professores e gestores escolares das redes municipais, estaduais e privadas. Esse apelo promove a reflexão de que para o profissional da educação desempenhar bem sua função e, sobretudo, garantir a aprendizagem das crianças e jovens, ele precisa estar bem como um todo. Para o psicólogo, Isnnar Rainnon, as pessoas tendem a se sentir ansiosas e inseguras quando há mudanças no ambiente ou quando estão expostas a pressões de maneira constante. 

“O aparecimento do Coronavírus revelou um aumento de quadros de ansiedade, humor deprimido e de transtornos adaptativos. Sintomas como medo, preocupação e estresse costumam se manifestar de maneira exacerbada em situações como esta que estamos vivenciando”, explica o especialista da Quíron, clínica de saúde mental, localizada em Feira de Santana.

Para o ensino no Brasil não parar, muitos professores foram expostos a um nível de estresse muito grande para responder aos desafios, mesmo sem estrutura educacional, bem como de conhecimento das ferramentas digitais e longas  jornadas de trabalho. Neste retorno às aulas, o psicólogo Isnnar alerta os professores para ficarem atentos aos seguintes sinais: dificuldade intensa em se adaptar à nova realidade; falta de concentração constante; medo e ansiedade expressos de maneira exacerbada e uma queda drástica do seu desempenho profissional. “Estes são indicadores que sugerem a procura de um profissional de saúde mental”, afirma o psicólogo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.