Pandemia: turismo nacional dá sinais de recuperação em 2022
Dados referentes ao faturamento de atividades da área apontam avanços no setor

Foto: Márcio Filho/MTur Destinos
Dados de desempenho relacionados a diferentes segmentos do turismo nacional reforçam as perspectivas de recuperação do setor em meio à crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o setor alcançou faturamento total de R$ 869 milhões no último mês de março, número apenas 2% inferior ao registrado no mesmo mês de 2019 (R$ 890 milhões).
O turismo brasieliro já havia acumulado receitas de R$ 4,3 bilhões em 2021, uma alta de 18% na comparação com 2020. A Abracorp aponta também que 11 setores do mercado apresentaram aumentos em março, com destaque para serviços aéreos, hotéis e locação de automóveis.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) divulgou, em abril, uma pesquisa que reforça o otimismo do setor. Conforme o levantamento, o ramo fechou 2021 com um faturamento 37% superior ao de 2020 (R$ 19,2 bilhões), os deslocamentos domésticos seguem liderando a retomada do turismo. O estudo mostra que, no primeiro trimestre deste ano, os destinos mais procurados foram São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Gramado, Fortaleza, Maceió, Porto de Galinhas e Salvador.
Estrangeiros
Dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) revelam boas perspectivas quanto à chegada de estrangeiros ao país. Segundo a agência, com o retorno de celebrações religiosas e o Carnaval fora de época, entre outros fatores, mais de 530 mil visitantes internacionais ingressaram no Brasil no primeiro bimestre de 2022, conforme o Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal.
“Esses números demonstram que estamos no caminho certo para fortalecer ainda mais a retomada do turismo brasileiro. Nosso país é um dos melhores do mundo em termos de diversidade de destinos. Temos muito a oferecer aos visitantes de outros países e estamos trabalhando para mostrar todo nosso potencial”, destaca Silvio Nascimento, presidente da Embratur.