PEC será uma das prioridades da Câmara neste segundo semestre
Na próxima quinta-feira (5), já tem votação marcada na Comissão Especial que analisa o texto

Foto: Reprodução/R7
A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe a obrigatoriedade do voto impresso nas eleições no Brasil, será uma das prioridades da Câmara no segundo semestre. De acordo com o presidente da Casa, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), na próxima quinta-feira (5), já tem votação marcada na Comissão Especial que analisa o texto.
A proposta vem sendo defendida por Bolsonaro e seus apoiadores. O presidente afirma que o sistema de urnas eletrônicas é defasado, passível de fraude e não permite conferência.
Na última quinta-feira (29), Bolsonaro fez uma live sobre o tema e, durante a transmissão, mostrou vídeos que circularam por aplicativos e pela internet como indícios de fraude eleitoral nas eleições de 2014 e de 2018. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desmentiu a informação. Anteriormente, o presidente cogitou não participar das eleições caso o voto impresso não seja aprovado.
Alguns partidos e parlamentares já se posicionaram contra o método. Dessa forma, o Planalto considera o tema de difícil aprovação. Além disso, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, que é ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), defende a manutenção e a segurança do atual sistema.


