Pedido de impeachment contra Bolsonaro é protocolado por grupo de médicos e cientistas

Mais de 60 pedidos de impeachment já foram protocolados contra o presidente da República

[Pedido de impeachment contra Bolsonaro é protocolado por grupo de médicos e cientistas ]

FOTO: Reprodução/ Agência Brasil

Um grupo de médicos e cientistas protocolou um pedido de impeachment na Câmara contra o presidente Jair Bolsonaro. O pedido afirma que Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade na condução da pandemia da Covid-19. Para embasar o pedido, os médicos e cientistas listaram uma série de declarações públicas e ações de Bolsonaro desde março de 2020, quando o coronavírus começou a se alastrar pelo país, até o dia 20 de janeiro. 

A frase "Não sou coveiro", dita por Bolsonaro após ser questionado sobre o elevado número de óbitos pela doença no país, foi citada como exemplo. Também foram lembradas as declarções do presidente da República contra as medidas de isolamento social e as ocasiões em que o presidente minimizou os efeitos da doença.

No pedido, os médicos e cientistas dizem que o presidente "usou seus poderes legais e sua força política para desacreditar medidas sanitárias de eficácia comprovada e desorientar a população cuja saúde deveria proteger".

Em um trecho do documento, também é afirmado que o negacionismo de Bolsonaro tem custado vidas de brasileiros. "o Sr. Jair Messias Bolsonaro insistiu em arrastar a credibilidade da Presidência da República (e, consequentemente, do Brasil) a um precipício negacionista que implicou (e vem implicando) perda de vidas e prejuízos incomensuráveis, da saúde à economia".

Agora, cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidir se aceita ou não um pedido de impeachment. Já foram protocolados mais de 60 pedidos de impeachment contra Bolsonaro. Lira é aliado do presidente da República.


Comentários