Pesquisa aponta presença de 1.789 martechs no Brasil

Termo é usado para empresas que unem tecnologia e marketing

Por Da Redação
Ás

Pesquisa aponta presença de 1.789 martechs no Brasil

Foto: Getty Images

Dados de uma pesquisa produzida pelo capítulo latino-americano da Marketing Mobile Association (MMA Global), em parceria com a Hibou, apontam que o Brasil conta, atualmente, com 1.789 martechs, como são conhecidas as empresas que unem tecnologia e marketing. 

O levantamento mostra também 5 diferentes sistemas de atuação: propaganda e promoção (onde estão 55% das empresas identificadas); conteúdo e experiência (31%); dados e gerenciamento (18%); social e relacionamentos (17%) e vendas (13%). Para Fabiano Destri Lobo, diretor-geral da MMA Latam, o termo martech hoje vai além das startups que trabalham com tecnologia: remete a como impactar de forma positiva a jornada de compra do consumidor.

"Isso consolida um relacionamento de longo prazo. O maior desafio da aplicação dessa mentalidade, no entanto, é como usar todos os dados de forma transparente, sem interromper os momentos desta jornada e sem violar a confiança que o consumidor tem na marca. Quanto menos fricção existir na jornada do consumidor mais efetiva será a estratégia de martech de uma marca", disse.

O documento da MMA comenta o exemplo da rede de pizzarias Domino's, que agregou a tecnologia à sua promoção de vendas e, consequentemente, às suas estratégias de marketing. Desde janeiro, por exemplo, os consumidores podem pedir pizzas por assistentes de voz do Google ou via Alexa, da Amazon.

"A tecnologia se tornou transversal, atravessando todos os setores da companhia. Os gestores de todas as áreas pensam o negócio com esse olhar de vanguarda, sempre atentos a projetos que tenham potencial de escala e tragam soluções de longo prazo. Hoje, quase 100% dos projetos com essas características são digitais", afirmou Flávia Molina, CMO da Domino's, no relatório.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.