Pesquisa aponta que alimentar cães uma vez ao dia pode reduzir chances de doenças relacionadas à idade

Mudança na frequência de alimentação deve ser acompanhada por um veterinário

[Pesquisa aponta que alimentar cães uma vez ao dia pode reduzir chances de doenças relacionadas à idade]

FOTO: Projeto Mundo Cão/Divulgação

Uma pesquisa feita por um grupo de biólogos, veterinários e cientistas do programa Dog Aging Project aponta que os cães que comem uma vez por dia têm menos chances de desenvolver doenças relacionadas à idade. Além disso, os especialistas mostraram que a prática pode melhorar as funções cognitivas na velhice, em comparação a pets que se alimentam com mais frequência. No total, o trabalho analisou 24 mil cachorros de estimação.

O estudo alerta, no entanto, que a mudança na frequência de alimentação dos animais deve ser acompanhada por um veterinário. De acordo com os pesquisadores, o programa no qual fazem parte funciona como uma base de dados alimentada pelos donos de pets cadastrados na plataforma e investiga a ação que genes, estilo de vida, alimentação e ambiente têm sobre a longevidade dos cachorros.

Para realizar a pesquisa, os dados foram coletados entre dezembro de 2019 e 2020. Já para pesquisar o efeito da alimentação sobre a saúde, os pesquisadores colheram dados de cachorros de 1 a 18 anos. Logo depois, eles analisaram os efeitos sobre a cognição e levaram em conta cães de 6 a 18 anos. Segundo o artigo, seis é a idade a partir da qual os cachorros começam a ter perdas cognitivas.

"Controlando por sexo, idade, raça e outros fatores de confusão em potencial, descobrimos que cães alimentados uma vez ao dia, em vez de com maior frequência, tinham pontuações médias mais baixas em uma escala de disfunção cognitiva e menor chance de desenvolver doenças", diz o estudo, que ainda está- em fase pré-print, quando um artigo ainda não foi revisado por pares.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Idoso morto em banco no Rio já foi militar do Exército e motorista, mas sobrevivia de 'bicos' ]

Segundo a família, do ano passado para cá Paulo precisou ser internado diversas vezes

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!