Lagostas e polvos são seres sencientes, diz pesquisa

Reino Unido desenvolve projeto de lei que avalia bem-estar dos animais

[Lagostas e polvos são seres sencientes, diz pesquisa]

FOTO: Pixabay

No processo para desenvolver um projeto de lei que visa garantir o bem-estar dos animais, o governo do Reino Unido encomendou um relatório que apontou polvos, caranguejos e lagostas como seres sencientes. Nesse caso, esses animais sentem dor. Anteriormente, a proposta já reconhecia que animais vertebrados são capazes de perceber através dos sentidos. 

Já a situação dos decápodes, grupo ao qual pertencem caranguejos e lagostas, e dos cefalópodes, classe dos polvos e lulas, foi avaliada com mais cautela, uma vez que o tema vem sendo debatido na comunidade científica há algum tempo. 

O relatório realizado por especialistas da London School of Economics encontrou níveis diferentes de resposta nos grupos de animais avaliados. pesquisa sobre lagostas, por exemplo, apresentou evidências substanciais, mas não tão fortes quanto as conclusões sobre lulas e a maioria dos caranguejos.

No total, os pesquisadores avaliaram evidências apresentadas em 300 estudos científicos para chegar à conclusão de que esses tipos de animais merecem ser protegidos pela nova Lei de Bem-Estar Animal. 

"O projeto de Lei de Bem-Estar Animal fornece uma garantia crucial de que o bem-estar animal seja corretamente considerado ao desenvolver novas leis. A ciência agora está clara que decápodes e cefalópodes podem sentir dor e, portanto, é justo que sejam cobertos por esta parte vital da legislação", afirmou o ministro do Bem-Estar Animal, Lord Zac Goldsmith, em comunicado divulgado no site oficial do Governo do Reino Unido.
 


Comentários