Pesquisadores da Escócia criam holograma que 'pode ser tocado' por humanos

Criação foi publicada no Advanced Intelligent Systems

Por Da Redação
Às

Pesquisadores da Escócia criam holograma que 'pode ser tocado' por humanos

Foto: Reprodução

Pesquisadores da Universidade de Glasglow, na Escócia, anunciaram a criação de um sistema de holograma que cria jatos de ar capazes de replicar a sensação de toque. A tecnologia, chamada de "aerofática", permite que o usuário "sinta" os dedos, as mãos e os pulsos das pessoas por meio dos jatos de ar. A criação foi publicada no Advanced Intelligent Systems, periódico que reúne pesquisas relacionadas a ciências e engenharia.

O teste foi realizado com uma projeção de bola de basquete que, de acordo com Ravinder Daahiya, um dos pesquisadores do projeto, "pode ??ser tocada, rolada e quicada de maneira convincente". A sensação de toque é reproduzida a partir de gráficos gerados por um computador com jatos de ar direcionados e controlados. Segundo os pesquisadores, o sistema foi construído com peças acessíveis e que estão disponíveis no comércio.

A tecnologia usa gráficos para fornecer uma ilusão de imagem em 3D com um conjunto de vidros e espelhos, que faz com que a imagem bidimensional pareça estar flutuando sem a necessidade de outros equipamentos. A estrutura é montada no formato de uma pirâmide com uma das laterais aberta, por onde é possível colocar a mão e interagir com o objeto holográfico. Os gráficos são criados e controlados pelo Unity Game Engine, software usado para criar objetos 3D em videogames.

Um hardware eletrônico programado é responsável pelo controle dos movimentos dos bicos por onde o ar sai. Até o momento, o sistema aerofático é um trabalho em desenvolvimento e apresenta limitações. Contudo, a esperança do grupo de cientistas é que o projeto possa ser utilizado para criar experiências mais realistas nos videogames ou na medicina.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.